quarta-feira, 29 de junho de 2022

Semana da Leitura “Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!” - 7 a 11 de março de 20

 

Sugestões da RBE:

1-     Vamos construir “Portefólios de Leituras Digitais”? - Propomos a atividade #souleitor.

 As turmas A e B do 6º ano elaboraram um portefólio digital que inclui a apresentação das leituras autónomas dos alunos destas turmas, em sala de aula. Trata-se de um documento aberto, uma vez que, até ao final do ano letivo, se irão acrescentando outros trabalhos.

https://padlet.com/teresacorreiaaves/Bookmarks

2. Os alunos do 6ºA prepararam e apresentaram, no dia oito de março de 2022, a leitura expressiva, dialogada e coral de um excerto da obra que estava a ser trabalhada em Português + Leitura – “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres, - “Ciclópia”. Dois alunos quiseram fazer a apresentação do seu projeto de leitura para este período, trabalho que também consta do portefólio digital, juntamente com as apresentações dos outros colegas da turma e da turma B.

Esta atividade teve como principais objetivos mostrar que ler pode ser divertido, para além do conhecimento que traz a todos aqueles que lhe dedicam parte do seu tempo; incentivar outros colegas a ler e a mostrar a sua visão do que leram e a lidar com a exposição pública e com a apreciação daqueles que os ouvem.

Pontos fracos: a resistência à exposição pública, sobretudo em tarefas individuais e à leitura.

Pontos fortes: a disponibilidade dos alunos em participar nas atividades que lhes são propostas, sobretudo quando se trata de atividades em grupo.

 

3 -  "Um Poema no Bolso" -  escolha um poema curto, a seu gosto. Ou então escreva o seu poema. Agora, vamos dar-lhe vida, lendo-o, com adereços, efeitos sonoros, cor,

No dia 7 de março de dois mil e vinte e dois, as turmas dos Jardim de Infância realizaram as seguintes atividades:















a)     Hora do conto Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!

Leitura no espaço exterior das histórias “A Galinha dos ovos de ouro”; “Não Abras Este Livro”; “O Jantar dos animais”; “Não tenhas medo do lobo mau”; “O Patinho perdido”.

 

b) “Um Poema no bolso”

·       Exploração da poesia “Tá Tá Ri Tá Rô” e realização de jogos com as rimas;

·       Poema de bolso “O coelho Alberto”.

c) “Tens que ler! Podcast”

·       “Leitura de imagens”, de uma história, contada pelos alunos.

e) “1 Livro, 1 título: a tua capa!”

·        Criação de novas capas, para os livros, das histórias contadas.

f) Dramatização - teatro de fantoches, da história “O dia em que os lápis desistiram”.

Objetivos: Valorizar estratégias diversificadas na prática pedagógica e outras atividades que estimulem o prazer da leitura, bem como a criatividade e o imaginário da criança.

 Os Pontos fortes das turmas do pré- escolar são os seguintes: Participação dos alunos nas atividades e resultado dos materiais produzidos.

A turma do 12ºB, no âmbito do Geo +Biblioteca realizou a Semana de Leitura 2022,no dia 07/03/2022,em colaboração com os Docentes de História, professora bibliotecária e assistente operacional.

As Atividades realizadas foram as seguintes:    Biografia de Miguel Torga (trabalho de investigação);

 Exposição / divulgação das Biografias na sala de convívio, átrio da sala de professores e biblioteca escolar; À mesa com Miguel Torga (arranjo / decoração de uma mesa com obras do autor);  Leitura dos poemas, “Fernão de Magalhães”, “Miniatura” e “Oferenda”, nas lápides existentes no recinto escolar; Leitura e debate do capítulo “O litoral”, do livro “Portugal”, em contexto de sala de aula.

 

 

 Os objetivos desta atividade da Semana da Leitura: Propor atividades de trabalho, realizá-las e avaliá-las; Realizar as tarefas de forma autónoma e responsável; Revelar hábitos de trabalho individual e em grupo; Adquirir saberes e desenvolver competências e metodologias próprias e adequadas ao desenvolvimento da atividade; Demonstrar criatividade e abertura ao diferente; Valorizar a escola como ponto de partida para a vida pessoal e social; Incentivar a procura e aprofundamento de informação;  Analisar textos com diferentes pontos de vista; Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados.                                                                                               Os pontos fortes desta atividade foram: Os alunos participaram ativamente, demonstraram um comportamento exemplar, revelaram interesse nas atividades realizadas e adquiriram conhecimento.                                                                                                                                                    A divulgação da atividade foi feita através da exposição das Biografias, na sala de convívio, átrio da sala de professores e biblioteca e na decoração de uma mesa com obras de Miguel Torga, na Biblioteca Escolar.

4 - “1 livro, 1 título: a tua capa!” (desafio de ilustração) - Desafiamos todos a pensarem num livro que tenham lido e, a partir do seu título, criar uma nova capa. Sê criativo!

            Os alunos de Português do 5ºA, no dia dez de março de dois mil e vinte e dois realizaram a leitura, em voz alta, de excertos de alguns livros que já tinham lido e que acharam interessantes: “A Fada Oriana”, “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, “O Dragão”, “A cavalo no tempo”, de Luísa Ducla Soares…Outros alunos preferiram o desenho e ilustração de uma capa alternativa para alguns livros que já tinham lido ou estavam a ler.

Os objetivos desta atividade foram promover a leitura e incentivar todos os alunos a ler, mostrar que a leitura não serve apenas para se saber ler e estudar, mas pode ser muito divertida, pode trazer-nos novos conhecimentos, novas visões das coisas, de nós próprios e do mundo.

Os pontos fracos encontrados relacionam-se com o pouco interesse que alguns alunos revelam ter em relação à leitura, a prevalência de outros interesses, alguns deles exteriores à escola e a grande resistência à criação de hábitos de leitura e de escrita.

Relativamente aos pontos fortes, é de realçar a disponibilidade de alguns alunos em participar nas atividades que lhes são propostas, o que acaba por contagiar os outros, embora não de uma forma segura e perene.

A divulgação das ilustrações foi feita através da colocação, pela professora bibliotecária, nos placards à saída da Biblioteca e alguns trabalhos poderão ser colocados no blog da BE.

A professora de Ciências Naturais e os alunos do 8ºB, no dia onze de março de dois mil e vinte e dois, realizaram a seguinte atividade na Biblioteca Escolar: “ilustrações de capas alternativas de livros que leram.

Esta atividade teve um objectivo: estimular o contacto com os livros e com o espaço da biblioteca.

Quase todos os alunos gostaram da atividade, sentiram-se à vontade na biblioteca e já tinham uma ideia do tipo de livro que iam escolher. Os alunos gostaram de usar a sua criatividade para interpretar o título do livro escolhido e pôr em prática as suas capacidades de desenho.




A professora de Ciências Naturais e os alunos do 8ºA, no dia nove de março de dois mil e vinte e dois, realizaram a seguinte atividade: ilustração para capas alternativas de livros que leram ou que estão a ler, na BE.

Esta atividade teve como objetivos: desenvolver competências de leitura e de oralidade; promover a articulação e promover o envolvimento da comunidade educativa.

Os alunos gostaram de usar a sua criatividade para interpretar o título do livro escolhido e pôr em prática as suas capacidades de desenho/ilustração e a sensibilidade estética.

5 -“À descoberta de uma personagem” - Escolha a sua personagem favorita de um livro ou série de TV e a apresente-a, num vídeo com o máximo de 3 minutos, deixando bem evidentes os motivos para a sua escolha. 

Os alunos do 11ªA, no dia sete de março, na disciplina de Filosofia, em articulação com a BE, realizaram várias apresentações multimédia (vídeo e PowerPoint).

Esta atividade pretendeu festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo.

Todos os alunos da turma revelaram bastante empenho nesta atividade e sentido de responsabilidade.

No dia 8 e 18 de março, o historiador João Fonseca, realizou quatro conferências dedicadas à História Local, intituladas “A escrita da História Local”, destinadas ao ensino básico e secundário. Esta atividade envolveu 159 alunos (repartidos por: 7.º ano 37; 8.º ano 51; 9.º ano 38; 10.º B 22; 11.ºB 11).

A atividade decorreu no Auditório da Escola Secundária Miguel Torga e foi realizada a convite da professora bibliotecária da citada escola.

            Os objetivos desta atividade foram os seguintes: compreender a necessidade das fontes históricas para a produção do conhecimento histórico; reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática; promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos; relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda; promover o respeito pela diferença, reconhecendo e valorizando a diversidade: étnica, ideológica, cultural, sexual; valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interacções entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento das leis;

Os alunos revelaram empenho nesta atividade e curiosidade sobre o património histórico e cultural existente na região onde habitam e sobre a região do historiador e dos vídeos sobre os canais de televisão (RTP e Porto Canal), onde apresenta vídeos históricos.

As atividades ocorreram  pelos 192 alunos  e  12 docentes do 1º ciclo e Jardins de infância, no dia 11 de marco :Reconto da lenda de Provesende ; Estafeta da Poesia: leitura de poemas de Luísa Ducla Soares e Alice Vieira nas diferentes turmas da escola; Leitura do poema “Mulher” de Ary Santos no dia da mulher ;Elaboração de marcadores de livros, com uma frase coletiva sobre a leitura; Exploração em contexto sala de aula da história “O rato do campo e o rato da cidade” nos 1ºanos;Leituras em voz alta para os colegas da turma e também para os colegas da outra turma de 1º Ano. (esta última realizada na Biblioteca);Dia da Mulher. "POEMAS AO OUVIDO"- leitura de poema inédito, pelo telemóvel , para as Mães dos alunos, as professoras, as técnicas, as responsáveis da Direção do Agrupamento; Dia dedicado às Comemorações do Centenário de Saramago -- Leitura da obra "O Lagarto" e plantação da OLIVEIRA DE SARAMAGO; Ilustração da história lida e explorada na sala de aula: “A menina gotinha de água”. Elaboração de um power point; Elaboração de um cartaz com diversos poemas; Vinda do escritor Richard Towers agendada para dia 8 de abril.

 Os objetivos desta atividade são os seguintes: promover atividades para festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo  e comemorar a Semana da Leitura e criar hábitos de leitura.

No que concerne aos pontos fortes desta atividade, os alunos adquiram as seguintes aprendizagens: permitir liberdade durante a leitura, permitir refletir e criar ideias próprias, trabalhar a leitura e criar hábitos de diversos tipos de leitura.

Nos dias 8 e 10 de março as turmas A e B do 9º ano participaram na Semana da Leitura promovida pela Biblioteca. Os alunos acompanhados pela professora Ivete Gonçalves aderiram com empenho à atividade. De início estavam pouco à vontade, mas com a ajuda de uma música ambiente que se ouvia descontraíram e acabaram por ler mais do que o que estava previsto. Leram poemas e excertos de textos literários à sua escolha. As suas escolhas recaíram em autores como Miguel Torga, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner. Alguns alunos preferiram falar de experiências de leitura e tentaram motivar os colegas para a leitura de determinadas obras. Foi uma atividade muito gratificante e muito participada. 

O ponto forte desta atividade foi, sem dúvida, o gosto que se conseguiu despertar nos alunos pela leitura de poemas e textos literários.

 


 










































Sem comentários:

Enviar um comentário