quarta-feira, 29 de junho de 2022

Redação de mensagens de Natal e criação de pequenos postais

 

Nas aulas de Português a docente proporcionou o diálogo com os alunos a propósito da aproximação da época natalícia e sobre os costumes e hábitos que se observam nas diferentes freguesias/ambientes familiares dos alunos. Falou-se nas alterações que, por via da Covid 19, têm acontecido nestes dois últimos anos nas reuniões familiares e na realização das festas de Natal e de final de ano e nas saudades que todos temos dos familiares que estão longe, das manifestações dos afetos, dos abraços, do carinho.

A partir daqui foi pedido aos alunos que pensassem e escrevessem uma mensagem de Natal que mostrasse o que mais desejam para si e para os outros. Neste sentido, os alunos redigiram a sua mensagem que foi lida, corrigida, em termos de sintaxe, e inscrita num cartão de cor disponibilizado pela docente. Depois cada um dos alunos decorou o seu cartão com desenhos, colagens e pinturas a seu gosto, de acordo com a época em causa. Os cartões foram recolhidos e pendurados na árvore de Natal que se encontra na Biblioteca Escolar.

Objetivos:

- Promover o diálogo e a capacidade de argumentação;

- Desenvolver a capacidade de comunicação sobre diferentes saberes e situações;

- Partilhar sentimentos, ideias e pontos de vista;

- Desenvolver a escrita e a sensibilidade estética e artística.


Pontos fortes: Todos os alunos participaram e mostraram-se empenhados na atividade. Ficaram muito agradados por verem os seus cartões a decorarem a árvore de Natal e poderem ser lidos por todo o público escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário