segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Dia Mundial da Alimentação

.

Os objetivos do Dia Mundial da Alimentação são:

·         Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;

·         Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;

·         Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;

·         Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;

·         Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
 

·         O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.


·         A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida mais tarde, em Novembro de 1979, pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

·         Uma das iniciativas relacionadas é a Campanha TeleFood, que utiliza programas de televisão e rádio, concertos, chamadas de prsonalidades famosas, eventos esportivos e outros acontecimentos para transmitir a mensagem de que é hora de se fazer algo para resolver o problema da fome no mundo. O objetivo do TeleFood é fomentar a conscientização e mobilizar recursos para microprojetos de segurança alimentar

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário