quarta-feira, 12 de maio de 2021

Dia Mundial do Livro e aos Direitos de Autor

  • A nível mundial, o dia 23 de abril é dedicado ao Livro e aos Direitos de Autor. Como sempre, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, lembrou a data e convidou a comunidade escolar a participar na comemoração deste dia tão importante.
  • Foram várias as turmas que aderiram às propostas de atividades, com a orientação dos respetivos professores, tendo apresentado trabalhos muito interessantes, coloridos e apelativos.
  • Desde a ilustração de obras de literatura infanto-juvenil a textos de opinião sobre a importância da leitura e dos livros na vida do ser humano, passando por produção de textos criativos, o Dia não passou em branco.
  • O espaço da BE foi igualmente acarinhado, com a decoração de algumas mesas e paredes: obras literárias referentes à educação literária dos diversos anos de escolaridade, do 5º ao 12º ano, entre outros livros recomendados.
  • Foram, ainda, facultados links para quem desejasse realizar uma visita virtual à Livraria Lello, no Porto, ou à Biblioteca Bodlean (Universidade de Oxford).










Deixa a tua opinião sobre os livros

«Um livro é uma viagem por entre letras, frases, versos, narrativas e poemas; representa várias perpetivas da visão de um mundo só.

A sociedade necessita de aprender a valorizar mais a obra e quem a escreve visto que é um privilégio visitarmos novos lugares, sem sairmos da cadeira ou do sofá. Aprendamos a dar oportunidades ao livro, pois uma boa leitura vai muito mais para além de uma capa que salta à vista ou que nos pode aparentar uma certa monotonia ou desinteresse.

Fica aqui um desejo: que a sociedade revele interesse por abrir um livro e que isso a torne num núcleo com maior informação sobre o mundo e que, consequentemente, eleve a nossa cultura.»

Clara Loureiro, 12ºB




Qual é o teu livro preferido? / Escreve a tua opinião sobre os livros.

Mónica Batista, 5ºA: «Eu gosto mais do livro A Viúva e o Papagaio de Virginia Wolf. Um livro é uma magia que pode haver.»





Fátima Gomes, 5ºA: «O livro que eu mais gostei foi “Contos ao Vento com Demónios dentro”, de Alexandre Parafita. Os livros são como a magia.»



Francisca Machado, 5º A: «Eu escolhi o livro A Fada Oriana [de Sophia de Mello Breyner Andresen], porque este livro ensina-nos como ajudar as pessoas de forma correta, como podemos melhorar o mundo e como o mundo é se formos gentis, ele ia mudar. Eu gostei muito deste livro porque ele ensina-me a fazer o correto.»



Beatriz Vaz, 5ºB: «O livro de que eu mais gostei foi O Principezinho [de Antoine de Saint-Exupéry] porque é muito engraçado e divertido; tem uma história que nunca tinha lido.




Se eu fosse um livro

“Se eu fosse um livro, gostaria de ter ilustrações do mar na capa, com fadas a com bater contra demónios e D. Afonso Henriques a lutar para ganhar a independência do Condado Portucalense, tal como o seu pai queria.

Teria uma história encantadora, que a meninos não queriam parar de ler, seria contado em todo o planeta, por isso tinha de ser vendida nas melhores livrarias do mundo tal como a Lello, estaria na Biblioteca de Coimbra e até os pinguins na Antártida a contavam na sua língua.

Devem pensar que seria um livro muito convencido, mas era normal que isto acontecesse, pois eu tinha sido encantado pela rainha das fadas e um menino de oito anos, que tinha acabado de aprender a ler e a história era muito pequena, mas tão maravilhosa que ninguém a conseguia parar de ler.

Concluindo , se eu fosse um livro, era a melhor coisa que teria acontecido ao mundo!”

Jorge Ferreira ,5ºA














Sem comentários:

Enviar um comentário