quarta-feira, 31 de março de 2021

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 14 Edição - 2020/2021 FASE INTERMUNICIPAL CIM DOURO - CARRAZEDA DE ANSIÃES BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

     As  Normas Gerais da Fase Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021, cuja entidade organizadora é o Município de Carrazeda de Ansiães através da sua Biblioteca Municipal, a ter lugar no dia 13 de Abril de 2021 a prova escrita online e no dia 22 de Abril de 2021, a prova oral (online).

 Os objetivos centrais do Concurso de Leitura são promover e estimular o gosto pela leitura e avaliar a capacidade de análise de obras literárias pelos alunos dos 1 º, 2 º 3 º Ciclos e Ensino Secundário, o concurso pretende motivar crianças e jovens para a leitura e estimular o convívio entre leitores, que seja a festa da leitura.

    Todos os participantes deverão ter autorização expressa dos seus encarregados de educação e, no dia da prova, deverão fazer-se acompanhar de uma declaração de autorização para recolha de imagens.

As obras selecionadas para as provas (escrita e oral) nas diversas categorias são:

  •  CICLO;"O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz" de Oscar Wilde.
  • 2ªClCLO:História de um Gato e de um Rato que se tornaram Amigos" de Luís Sepúlveda
  • 3ºCICLO: "Quero Ser Outro" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
  • SECUNDÁRIO"A Fúria das Vinhas" de Francisco Moita Flores.
  • O  apuramento dos finalistas presentes proceder-se-á a duas provas: uma escrita e oral .
  •  Os Procedimentos da prova escrita serão os mesmos para os quatro níveis de ensino.     Da prova escrita serão apurados cinco alunos por cada nível de ensino.
  •   No final, serão apurados dois alunos por cada nível de ensino.
  • A prova escrita será realizada no dia 13 de Abril, às 10:30h para todos os alunos dos  1 º, 2º, 3º Ciclo e Secundário.


  • A prova escrita será apresentada em enunciado próprio via Google Forms, em link previamente enviado pela BMCA para o email do professor bibliotecário responsável em cada escola, cujo endereço deverá ter sido previamente comunicado à BMCA. A prova será constituída por questões de escolha múltipla sobre o conteúdo do livro selecionado e por uma questão aberta de desenvolvimento. A resposta à pergunta de desenvolvimento deverá ser limitada a um número mínimo de 80 palavras e um número máximo de 120 palavras. A prova terá duração máxima de 30 (trinta) minutos, com tolerância máxima de IO (dez) minutos.
  • Após a conclusão da Prova, os concorrentes deverão submetê-la na plataforma, onde será registada data e hora de submissão. A prova escrita é de caráter eliminatório. Em caso de empate, o Júri aplicará os seguintes critérios para desempate final, de forma a serem identificados os cinco finalistas de cada nível de ensino.





Sem comentários:

Enviar um comentário