quinta-feira, 4 de junho de 2020

Trabalhos alunos 7º A


No âmbito da Oferta Complementar- Formação Jovens Líderes, os alunos do 7º A foram desafiados, pela sua professora, a redigirem uma carta aos alunos da Escola EB2,3/S Miguel Torga, Sabrosa, "vestindo a pele" de um grande líder. Eis o trabalho realizado que partilhamos com vocês. Boas leituras! 


Caros alunos, 
Sou considerado um líder (do movimento Apartheid – essa legislação que segregava os negros em África do Sul), chamo-me Nelson Mandela, e escrevo esta carta ao 7ºA para mostrar que todo o sacrifício vale a pena e que devemos lutar.
 Fui preso durante vinte e seis anos, mas nunca desisti de lutar para que todos tivessem direitos iguais, oportunidades iguais, liberdades iguais, entre negros e brancos. Sim, porque só existe uma raça: a humana.
 Peço, assim, que todos façam o mesmo, e sigam o meu exemplo como um bom líder. Nunca desistam, é o lema! Para obtermos o que precisamos, é sempre necessário algum esforço, mesmo que para isso percamos algo. Nunca se esqueçam de ajudar os outros e façam tudo para realizar os vossos objetivos.
 Boa sorte na vossa jornada. 
 Um abraço fraterno, Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo18 de julho de 1918 — Joanesburgo5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993,pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai").

Cidade do Cabo,18 de maio de 2020
Queridos alunos, Hoje escrevo-lhes uma carta para vos falar de mim; de como é ser um líder bom, que dedicou a sua vida aos outros e à liberdade. Para começar, ser um bom líder não é fácil. Como vocês sabem, eu fui um líder que defendeu os direitos de raça negra e branca, por mim não existiriam preconceito, racismo, violência, prisões arbitrárias…este mundo seria uma sociedade livre em harmonia onde todos se dessem bem, mas infelizmente não é possível. O ser humano não pensa sempre nas capacidades que todos temos e podemos partilhar. Eu tentei ser um bom líder e julgo, sem falsa modéstia, que consegui. Escrevi esta carta também para vos dar um conselho: aprendam a amar os outros tal como eles são, não importa a cor da pele, se é gordo ou magro, alto ou baixo, entre outras diferenças que nos enriquecem tanto! Fazei deste mundo um mundo melhor. Eu fiquei conhecido por ter declarado a seguinte mensagem: Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou pela sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas, alguém ensinou a odiar; e se elas aprendem a odiar, poderão (e deverão) ser ensinadas a amar. Já não tenho mais nada a dizer, sigam o meu conselho. Obrigado.
 Com os melhores cumprimentos, 
                                                                                                                     Nelson Mandela

                                                                                               Califórnia, 12 de maio 2020
 Olá, alunos de Sabrosa!
Espero que esta carta chegue a tempo, isto é, antes do fecho da escola E.B. 2,3/S Miguel Torga, por causa do coronavírus.
 Escrevo para informar que irei enviar alguns computadores para os alunos mais necessitados a fim de poderem ter aulas, enquanto durar esta pandemia, provocada pelo vírus que assolou o mundo.
A minha vida tem sido muito difícil, tenho fabricado muitos telemóveis, computadores e tabletes, como certamente sabem. Mas as dificuldades do trabalho, as horas a fio na gestão das empresas são uma parte da minha vida, ao mesmo tempo, gratificante, porque ajudo os outros a aumentarem a sus literacia digital.
Espero que percebam o meu trabalho: eu lidero um grupo (os meus funcionários, as empresas, …). O meu trabalho é muito difícil, desgastante, como já referi anteriormente, no entanto, é igualmente animador, pois ao liderar muitos funcionários, ajudo a fabricar as minhas tecnologias, as quais se tornaram parte da vida quotidiana de qualquer um de nós. Fiquem Bem!
 Um abraço. Steve Jobs

Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais

                                                                                                     Calcutá, maio de 2020
Queridos alunos de Sabrosa,
Sou a Madre Teresa de Calcutá e resolvi escrever-vos para partilhar com vocês, caros jovens, algumas das minhas ideias.
Falo-vos para explicar conceitos que me parecem que não estão muito bem resolvidos entre vocês. Com a vida, aprendi que as coisas não acontecem por acaso ou por coincidência, as boas coisas acontecem se nós quisermos e se fizermos por isso.
 Parece-me que não estão a perceber bem o conceito de trabalho.
O trabalho é uma coisa muito difícil, para algumas pessoas, e não as condeno por isso, porque realmente trabalhar não é pêra doce. Mas nunca nos podemos esquecer que, depois do trabalho, há sempre uma vitória: a aprendizagem de algo, de uma matéria, de uma lição, … há sempre, sempre uma vitória.
 E eu bem sei do que falo pois, lidei, durante dezenas de anos, com a pobreza extrema, na Índia, com a fome, com a dor, com a doença. Se os meninos indianos tivessem tido, como vocês têm, a oportunidade de ter um teto, uma família, comida e um computador ou telemóvel para aprenderem…Ah! Quanto felizes ficariam!
 Por isso, espero que todos os alunos se juntem e trabalhem tanto pessoalmente como em grupo, porque todo o trabalho vale a pena. E não é só o nosso estudo que é bom, todo o trabalho é bom e eficaz se for na altura certa, da forma certa e com a(s) pessoa(s) indicada(s) – os vossos professores!
Ajudem-se uns aos outros, partilhem métodos de trabalho e estudo, por isso é que vivemos em sociedade, porque assim, ao sermos solidários, crescemos juntos, vencemos juntos todas as batalhas e dificuldades que possam surgir.
Espero que oiçam os meus conselhos e comecem a pensar melhor neste conceito que é o de trabalhar/estudar com alegria. Compensa sempre!
Com muita esperança de que mudem de atitude e que reflitam nas minhas palavras.
                                                                                      MADRE TERESA DE CALCUTÁ
Adicionar legenda

Adicionar legenda

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C., conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres por meio da vivência do Evangelho de Jesus Cristo.

                                                                                              Calcutá, 17 de maio de 2020
 Bom dia!
Eu sou a Madre Teresa de Calcutá e, hoje, vim partilhar algumas técnicas de liderança e aproveitar para falar um pouco sobre esta pandemia.
 Para ser um bom líder, precisamos de ter objetivos e planear cada passo para assim sabermos onde pretendemos chegar e não copiar fórmulas que já existam. Quando somos líderes, temos de tomar decisões, diariamente, por vezes difíceis, por isso é muito importante fazermos silêncio e ouvirmos a nossa voz interior.
A simplicidade é uma característica, na minha opinião, muito importante, pois, articular uma visão simples do que se quer alcançar ajuda a que uma ideia, um projeto, um ato de solidariedade possa crescer. Por vezes, aparecerão pessoas a criticarem-vos, por algumas das vossas decisões e afins, no entanto, devemos focar-nos nos nossos objetivos e desempenhar o nosso trabalho da melhor maneira possível, com amor ao próximo, com respeito e lealdade a Deus.
 Para liderar, também é necessário ter paciência e perseverança, pois o vosso caminho enquanto líderes poderá demorar um ano, dois, ou muitos mais… Trata-se de uma caminhada permanente, constante que irá ficar cada vez mais segura, mais tranquila e cujos resultados serão frutíferos, tenho a certeza. Ajudar o outro é sempre gratificante. E, como costumo dizer: "Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Nunca duvidem de vocês, pois se acreditarem, se visualizarem o sucesso, alcançarão as vossas metas: tudo se torna possível, basta terem fé e acreditarem no vosso potencial.
Um bom líder tem de saber ouvir, expressar-se de forma adequada e de acordo com o seu público e saber colocar- se no lugar de outro. Uma coisa indispensável num líder é respeitar as pessoas e tratar toda a gente de forma igual, sem distinção de riqueza ou raça, tratar da mesma forma um doente, uma criança sem abrigo ou um presidente.
Finalizo com algumas considerações sobre a pandemia que estamos a viver. Devem todos contribuir para que o coronavírus desapareça, seguir as instruções da Direção Geral de Saúde, dos vossos pais e dos vossos professores, adotando os cuidados necessários e só sair de casa quando estritamente indispensável. Isto é um vírus novo e os médicos estão a fazer de tudo para encontrarem uma cura, por isso façam a vossa parte, e não saiam de casa para que tudo, em breve, volte ao normal.
 Tenham fé e acreditem que vamos ficar todos bem.
                                                                                           Madre Teresa de Calcutá
                                                                                    Montgomery, 12 de maio de 2020
 Queridos alunos: 


Quem está a escrever esta carta é Martin Luther King.
 Provavelmente alguns de vocês, os mais jovens, não me conhecem. Eu estou aqui para vos transmitir uma mensagem: somos todos iguais, lembrem-se disso, poderemos ser diferentes na cor da pele, na posição social, na fé religiosa, entre muitas outras diferenças, mas são essas mesmas diferenças que nos enriquecem enquanto pessoas, que nos fazem aspirar à liberdade, ao respeito e à igualdade.
Vocês ainda são muito jovens e têm uma vida inteira pela frente e, por isso mesmo, são o futuro da vossa comunidade, do vosso país, o futuro de todo o mundo.
Eu sei que poderá parecer um pouco estranho esta ideia que eu tive de vos escrever, porém, eu acredito que podem ajudar e guiar muita gente, na construção de um mundo melhor.
 Eu ajudei o meu povo, norte-americano e lutei contra a discriminação racial no meu país, reivindiquei salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra. Além disso, defendi os direitos das mulheres e fui contra a Guerra do Vietname. Escolhi o caminho da paz e do amor, em vez da guerra.
Não me arrependo de nada que eu fiz, pois apesar de ainda haver muita gente, em 2020, a precisar de ajuda, o caminho da liberdade, da igualdade e da fraternidade deve ser a melhor opção para qualquer ser humano.
O que eu quero dizer é que sejam vocês mesmos e amem o próximo, nunca desistam, pois se ajudarem os que necessitam, serão mais felizes e terão uma vida mais plena.
Isto é um pouco do muito que gostaria de partilhar com vocês.
Não se esqueçam: são muitos jovens e podem ajudar muitas pessoas com uma atitude democrática, livre e respeitadora. O vosso futuro, a vossa vida será, assim, vão ter bem melhor: e isto é uma promessa.
Com um abraço fraterno,
                                                                                                                                                                                                                                  Martin Luther King

MARTIN LUTHER KING E O PREÇO POLÍTICO DE SER CRISTÃO




                                                                Memphis, Tennessee, 18 de março de 1968
 Olá, caríssimos alunos de Sabrosa! 
 Para quem não me conhece, eu sou Martin Luther King, líder do movimento dos direitos civis no Estados Unidos, amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da nãoviolência e desobediência civil. Também dizer que sou um pastor protestante. Continuando, quero contar-vos que fui o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, cujo principal objetivo era lutar pelos direitos civis. 
Ganhei o prémio Nobel da Paz, em 1964, por combater o racismo, esta segregação racial em que viviam os negros do meu país - os Estados Unidos da América - através da resistência não-violenta. Ajudei a organizar as marchas da Selma a Montgomery e ampliei o meu ativismo contra a pobreza, o direito das mulheres e fui contra a Guerra de Vietname. 
O diretor do FBI (Federal Bureau of Investigation) que é, como sabem certamente, uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, fez de mim alvo do Programa de contrainteligência cujo objetivo era desestabilizar grupos de protesto, ativistas e dissidentes políticos dentro do país. Fui vigiado, seguido, ameaçado, porém, nunca desisti de lançar a mensagem de que todos devemos aprender a conviver como irmãos. 
Esta carta, escrita alguns dias antes de falecer, tem um objetivo: quero que vocês, que ainda são adolescentes e jovens se possam inspirar em mim (no caminho que percorri) e nunca, mas nunca diferenciar os outros pela cor ou raça pois, somos todos iguais, mesmo sendo ameaçados não podem deixar de fazer o que está certo. “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” 
Confiem no que vos digo. Construam uma sociedade onde possamos gritar ao mundo “I have a dream…” 
 Com os meus cumprimentos mais amistosos, 
                                                                                                                Martin Luther King


                                                                                                                       Vaticano, maio de 2020 

Olá a todos, meus amados irmãos! 
Eu sou o Papa Francisco e vou falar-vos sobre técnicas de liderança e sobre esta pandemia. 
Para ser um bom líder, temos de conhecer algumas técnicas chamadas técnicas de liderança. Uma delas - e a mais importante - é saber ouvir a opinião dos outros, mesmo que não nos pareça importante ou com as quais não concordemos. Ser um bom líder, acima de tudo, é saber orientar/guiar um grupo de pessoas. 
Com isto tudo se querem ser bons líderes, pratiquem o Bem e não deixem que o Mal triunfa. 
Uma forma de vos tornardes bons líderes durante esta pandemia é ficar em casa, porque, na rua, as coisas não estão no melhor, este vírus não é uma brincadeira é um bichinho muito pequeno que se mete no corpo de pessoas e depois origina doenças graves que podem levar à morte, por isso cuidem-se e façam o correto. 
Gostei muito de partilhar um pouco do meu tempo com vocês.
Um abraço em Cristo.
                                                                                                                    Papa Francisco






                                                                     Memphis, Tennessee, 18 de março de 1968 

 Olá, caríssimos alunos de Sabrosa! 
 Para quem não me conhece, eu sou Martin Luther King, líder do movimento dos direitos civis no Estados Unidos, amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da nãoviolência e desobediência civil. Também dizer que sou um pastor protestante. Continuando, quero contar-vos que fui o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, cujo principal objetivo era lutar pelos direitos civis.
 Ganhei o prémio Nobel da Paz, em 1964, por combater o racismo, esta segregação racial em que viviam os negros do meu país - os Estados Unidos da América - através da resistência não-violenta. Ajudei a organizar as marchas da Selma a Montgomery e ampliei o meu ativismo contra a pobreza, o direito das mulheres e fui contra a Guerra de Vietname. 
O diretor do FBI (Federal Bureau of Investigation) que é, como sabem certamente, uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, fez de mim alvo do Programa de contrainteligência cujo objetivo era desestabilizar grupos de protesto, ativistas e dissidentes políticos dentro do país. Fui vigiado, seguido, ameaçado, porém, nunca desisti de lançar a mensagem de que todos devemos aprender a conviver como irmãos.
 Esta carta, escrita alguns dias antes de falecer, tem um objetivo: quero que vocês, que ainda são adolescentes e jovens se possam inspirar em mim (no caminho que percorri) e nunca, mas nunca diferenciar os outros pela cor ou raça pois, somos todos iguais, mesmo sendo ameaçados não podem deixar de fazer o que está certo. “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” 
Confiem no que vos digo. Construam uma sociedade onde possamos gritar ao mundo “I have a dream…”
 Com os meus cumprimentos mais amistosos,
                                                                                                        Martin Luther King



























Sem comentários:

Enviar um comentário