quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Revolução Francesa e os direitos naturais/humanos


"No âmbito das disciplinas de História A e HCA, no passado dia 10 de Fevereiro de 2017, os alunos das turmas do 10B e 11B/C, participaram na palestra dirigida pelo escritor Dr. Joaquim Ribeiro Aires, realizada na Biblioteca Escolar, intitulada “A Revolução Francesa e os Direitos Naturais/Humanos”. O propósito de consolidar conhecimentos abordados nas aulas foi conseguido, devido à excelente abordagem do orador. No decorrer da palestra, houve a possibilidade da participação dos alunos em questão.
A palestra versou sobre a educação para a cidadania e os direitos humanos, desde o séc. XIV até à atualidade. O Feudalismo terminou na revolução francesa e os ideais iluministas foram aplicados na revolução americana e depois na francesa (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão). Foi a destruição do Antigo Regime. A Revolução Francesa foi o momento de rutura e de mudança irreversível de estruturas. Houve o anúncio de um novo tempo com novos valores como: “liberdade”, “igualdade” e “fraternidade”. Concluindo, o feedback registado foi muito positivo. Foi do agrado de todos os presentes, pela reacção presenciada durante e no final da palestra. É uma experiência a repetir, a pedido dos alunos e o orador já foi convidado novamente, pois há um complemento com o leccionado na sala de aula. 

No final da Palestra com o Dr Ribeiro Aires, os alunos fizeram uma apresentação multimédia e ofertas personalizadas ao autor, tendo o grupo de 40 alunos mostrado o seu civismo durante toda a sessão."

Sem comentários:

Enviar um comentário