quarta-feira, 30 de março de 2022

AUTOR:João Manuel Ferreira da Fonseca






























 João Ferreira da Fonseca, historiador profissional e professor do ensino secundário e superior, nasceu em Viseu em 1977. 

Licenciado em Português, em 1999, e em História, em 2003, pela Faculdade de Letras da Universidade Católica. Mestre e Doutor em História da Idade Média pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-graduado em Gestão Agrária em 2013 na Escola Agrária do Pólo da Universidade de Coimbra. Pós-graduado em Ciências da Informação e Documentação em 2015 na Universidade Nova de Lisboa. Vencedor de vários prémios, destacando-se o Prémio “Jovem Historiador” da Academia de História e mais recentemente, o prémio da Animar’te em Investigação Histórica. Em 2004, 2006 e 2008 recebeu uma distinção de mérito atribuída pelo Ministério da Educação em função do desempenho das funções de docente. 

É coordenador do Comité Científico da Rede de Judiarias de Portugal (Historian in Chief) e Senior Historian do Estado de Israel em Portugal. Tem cerca de meia centena de livros publicados, ultrapassando já as oito mil páginas escritas no âmbito da História. Só no último ano editou “O Leal Conselheiro”, e publicou “Ranhados: das Origens à Inquirição do Foral”, “Solar dos Peixotos” e “A Memória Judaica e Cristã-nova em Penedono” e “O Livro de Bem Cavalgar toda a Sela”. Tem sido convidado, como investigador, para vários programas televisivos dedicados à História Local. É, ainda, consultor profissional para diversas autarquias, institutos públicos e empresas privadas no âmbito da História, Património, Cultura e Turismo. Membro do Rotary Club de Viseu desde 2019, foi recentemente eleito Diretor da Universidade Rotary de Viseu. Integra como socio e membro dirigente de diversas associações profissionais no âmbito da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário