quinta-feira, 2 de abril de 2020

“Sarilhos do Amarelo”



"No dia 12 de Março, às 11h30, na Biblioteca Escolar da Escola Miguel Torga, de Sabrosa, a Bagos d´Ouro e o seu Baguito Rodrigo Santos, aluno do 5.º A, tiveram a alegria de apresentar o Livro “Sarilhos do Amarelo”, de Pedro Rosário, José Péres e Sonia Fuentes, no âmbito da Semana da Leitura.
Foi com entusiamo que o Rodrigo Santos apresentou a história aos seus colegas das turmas do 5.º A e 5.º B e foi com o mesmo entusiamo que os seus colegas descobriram a história pela voz do Rodrigo e foram também aprendendo várias lições com cada capítulo.
“O Amarelo desapareceu, o Amarelo desapareceu…” – este foi o grito que ecoou no Bosque-sem-Fim! As outras cores do Arco-íris (personagens principais da história) ficaram muito preocupadas e partiram, desde logo, à procura do amigo. Afinal todos são importante e não podemos deixar ninguém para trás. Nesta missão foram encontrando várias personagens e com todas elas aprendendo boas lições! “Há sempre um caminho, o importante é não desistir” – dizia o Rio dos Soluços; “Antes de atacar o importante é planificar!” – dizia a água sorridente; “De asas fechadas ninguém aprende a voar” – sublinhava o pássaro professor a importância do esforço; e a Formiga General ainda partilhou a estratégia do seu batalhão sempre que se depara com um objetivo: PLEA – Planear|Executar|Avaliar, pois “o segredo de um qualquer final feliz é um início bem  pensado, um meio bem executado e um fim bem avaliado”.
Os alunos presentes aprenderam por si várias lições da história e ficou bem presente a curiosidade de saber por que mais aventuras terão as cores de passar e se vão realmente encontrar o seu amigo Amarelo! O Rodrigo ainda vai a meio da leitura desta história, mas ficou já a promessa de continuar a contar aos amigos o que ainda vai acontecer no Bosque-se-Fim, pois afinal todos querem aprender! Porque a Ler podemos de facto aprender a Crescer!!
No final, todos alinda levaram para casa um desafio: construir uma galinha em origami, aplicando a estratégia PLEA na realização desta tarefa e o entusiamo foi geral! Um obrigada à escola, na pessoa da professora Aurora Teófilo, pela oportunidade de participar e um obrigada gigante aos meninos que nos acolheram cm todo o entusiasmo, mostrando como é tão bom aprender a ler!"



Sem comentários:

Enviar um comentário