quarta-feira, 26 de abril de 2017

Semana da Leitura ”O Prazer de Ler”


Durante a semana de 27 a 31 de março, realizaram-se várias atividades, no âmbito da Semana da Leitura ”O Prazer de Ler”:

1. A exposição “Laureados do Prémio Nobel da Física ” esteve patente, durante essa mesma semana, em placards presentes na Biblioteca Escolar.
2. Também se realizou o Mural “Prazer de Ler”, onde os alunos escreveram frases de autores dos livros que são mais requisitados, destacando-se os seguintes escritores: Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Valter Hugo Mãe, Robert Muchamore, Antoine de Saint- Exupéry e Warren Fahy.
3. Foram elaborados marcadores de livros pelos alunos do 9ºA e foram também oferecidos outros marcadores, por uma Livraria. Estes, por sua vez, foram distribuídos aos alunos frequentadores da Biblioteca Escolar, ao longo da semana. Foi uma atividade com muito sucesso, uma vez que houve uma grande procura de marcadores, por parte dos alunos.
4. A equipa da Biblioteca Escolar construiu a Árvore “Prazer de Ler “, onde os alunos escreveram pequenos excertos de autores dos livros que mais gostaram de ler, destacando-se os seguintes autores Virgínia Woof, Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Alexandre Parafita, Óscar Wilde e outros.
5. No dia 27 de março, sob a responsabilidade das professoras de Português Margarida Barros, Lúcia Ribeiro e Fernanda Sousa, decorreram as seguintes atividades: Leitura dramatizada dos contos de Alexandre Parafita “O Lencinho Mágico” e “O Jogador com Pés de Cabra” da turma do 5ºA; Declamação de poemas e dramatização de um excerto da obra “O Príncipe Nabo”, de Ilse losa pela turma do 5.º B e Entoação de pregões usados no século XIX e Dramatização do texto “O Freguês Caloteiro” da responsabilidade da turma do 6.º A. Estas atividades contaram com a presença dos Encarregados de Educação. Os alunos intervenientes tiveram um comportamento exemplar, mostraram muito interesse pelas diversas atividades, destacando-se, no entanto, a Entoação de Pregões, pela sua originalidade, criatividades e simplicidade. A equipa da Biblioteca Escolar agradece a estes professores a articulação nas atividades, promovendo prazer na leitura.
6. No dia 28 de março, foi ainda projetado um documentário sobre o patrono da nossa Escola, escritor Miguel Torga, pseudónimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha, natural de São Martinho de Anta, Trás-os-Montes, sobre a coordenação da professora Clarisse Casais na biblioteca escolar. A docente aproveitou para partilhar algumas curiosidades da vida e obra do escritor, nomeadamente a homenagem que lhe foi feita na escola em junho de 1991 e a inauguração da estátua de bronze aquando da visita do escritor, bem como o discurso que está transcrito no dia correspondente no Diário XVI.
Seguiu-se uma atividade dinamizada pelos alunos do 8.º ano, turma A, que selecionaram alguns poemas e fizeram uma projeção e leitura expressiva dos mesmos, tendo como público-alvo a turma C do 5º ano. Esta atividade teve muito sucesso porque entusiasmou e encantou os alunos e ainda tiveram a curiosidade de conhecer o espólio do escritor.
No dia 30 de março a docente Clarisse Casais dinamizou a mesma atividade de divulgação da obra do escritor Miguel Torga, desta vez com a colaboração dos alunos do 8.º B, que fizeram também a leitura encenada do conto “A festa” de Miguel Torga inserido na obra Novos Contos da Montanha, destinada aos alunos da turma A do 7.º ano. Os discentes demonstraram muito empenho e entusiasmo na atividade, tendo ficado sensibilizados para a grandiosidade da obra de Miguel Torga.
7. A Eb1 Fernão Magalhães comemorou a Semana da Leitura cujo tema era: “O Prazer de Ler” ao longo de toda a semana, abrangendo assim todas as turmas da escola: 1.º ciclo e Pré-escolar através da criação de uma Lagarta Poética.
Para essa atividade, a equipa da biblioteca utilizou a poesia para desenvolver e incentivar o prazer de ler.
Os alunos por turma deslocaram-se à biblioteca e em grupos de cinco elementos elaboraram e completarem quadras. Num segundo tempo, cada turma regressou à sua sala onde procedeu à eleição da quadra mais “bonita”. Essa quadra foi escrita numa parte do corpo de uma lagarta feita em cartolina.
A equipa da biblioteca procedeu em seguida à recolha das diversas quadras eleitas e escritas a fim de serem expostas no hall da entrada da biblioteca. No último dia da semana da leitura, cada turma pode vir ver a “Lagarta Poético” cujo corpo era preenchido com as diferentes quadras feitas pelos alunos.
Os discentes adoraram a actividade e a visualização da “Lagarta Poética” despertou neles uma grande satisfação e prazer de ler quadras.






Sem comentários:

Enviar um comentário