segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana da Leitura - Escritor Joaquim Vieira





BIOGRAFIA
Joaquim Vieira nasceu em Leiria, em 1951.
Jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação (Expresso, RTP, Grande Reportagem).
Assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX - Crónica em Imagens e dirigiu uma coleção de 18 fotobiografias (de que escreveu os volumes sobre Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes) e ainda A Nossa Telefonia - 75 anos de Rádio Pública em Portugal.
Coautor de Mataram o Rei! - O Regicídio na Imprensa Internacional, República em Portugal! - O 5 de Outubro visto pela Imprensa Internacional e Os Meus 35 Anos com Salazar, escreveu Jornalismo Contemporâneo - Os Media entre a Era Gutenberg e o Paradigma Digital , Mocidade Portuguesa - Homens para um Estado Novo, A Governanta e Só um Milagre nos Salva.
Os seus mais recentes documentários intitularam-se Maior que o Pensamento e Os Mitos da República. O seu trabalho foi reconhecido com diversos galardões.
É, ainda, coautor, com Maria Inês Almeida, da coleção juvenil de aventuras Duarte e Marta (de que já foram publicados seis volumes).

Sem comentários:

Enviar um comentário